Os Pais

18-09-2013 22:49

Os pais e as mães têm um papel muito importante na prevenção e resposta ao bullying homofóbico ou transfóbico.
O bullying homofóbico e transfóbico não afeta só jovens lésbicas, gays, bissexuais ou transgéneros (LGBT). Qualquer pessoa que seja percecionada como diferente pode tornar-se vítima de bullying homofóbico ou transfóbico. Como qualquer outra forma de bullying, o bullying homofóbico ou transfóbico pode ser angustiante para o/a jovem e pode afetar sua confiança e autoestima.

Tente reconhecer os sinais que avisam que o seu filho ou a sua filha está a ser vítima de bullying. Algumas características das vítimas de bullying:

- Baixa autoestima e falta de confiança;
- Problemas de relacionamento com as outras pessoas;
- Ansiedade;
- Desmotivação e vontade de faltar às aulas;
- Desempenho escolar fraco;
- Depressão;
- Vontade de estar sozinho/a;
- Em algumas situações, o bullying pode levar ao suicídio;

Uma das coisas mais importantes que pode fazer, enquanto pai ou mãe, é ouvir e compreender o seu filho ou a sua filha. Muitos e muitas jovens têm dificuldade em falar sobre o facto de estarem a ser vítimas de bullying homofóbico ou transfóbico. É muito importante que, enquanto pai ou mãe, dê ao seu filho ou à sua filha tempo e espaço para conversar consigo sobre estas questões.

Não assuma que o seu filho ou a sua filha é homossexual, bissexual ou transgénero só porque está a ser vítima de bullying homofóbico ou transfóbico. Igualmente, certifique-se de que o seu filho ou a sua filha sabe que você o/a respeita e apoia, independentemente da sua orientação sexual ou identidade de género.

Fonte: https://www.dislikebullyinghomofobico.pt/