Voluntariado

 

  • À medida que fui crescendo e via na televisão as notícias sobre as campanhas do Banco Alimentar, desenvolveu-se em de mim uma vontade grande de participar naquelas campanhas.
  • Não me lembro há quantos anos participo, mas já são alguns! Todos os anos, de seis em seis meses, faço questão de estar no CascaiShopping, em Alcabideche, para participar de uma forma alegre e activa na campanha do Banco Alimentar. Se a saúde mo permitir, estou o dia todo, se por qualquer razão não estou bem, acabo por fazer só meio-dia.
  • O trabalho no Banco Alimentar cansa muito, mas quando se faz com gosto é muito bom. O armazém onde se deixam as boxes com os alimentos têm muitas correntes de ar. Se não vamos bem agasalhados adoecemos facilmente e o esforço que faço a carregar os produtos deixa-me sempre fragilizado e embaixo. Mas volto sempre, com gosto e prazer!
  • “Foi com base nos princípios da dádiva e da partilha, na gratuidade das contribuições, na luta contra o desperdício de produtos alimentares e na sua repartição pelas pessoas mais necessitadas, através de instituições de solidariedade, que se assistiu em Janeiro de 1990, à constituição do Banco Alimentar Contra a Fome, em Lisboa. Foram também estes os princípios que estiveram na génese de todos os Bancos que se seguiram.” 
  • Ouço com alguma frequência que existem muitas pessoas que não necessitam de ajuda, que usufruem dos alimentos do Banco Alimentar Contra a fome sem necessidade. Não sei se isso é verdade, mas penso que se deveria apurar se é, ou não! Afinal estas instituições de solidariedade existem para apoiar os mais desfavorecidos e não para encher as despensas de quem não precisa. Além disso, se isso é realmente verdade, só mostra a falta de respeito que existe pelos que trabalham para o fim da solidariedade (falta de civismo!), porque usam-se da boa fé de uns para proveito de outros menos necessitados!
  • No entanto, e porque temos que dar sempre o benefício da dúvida, eu faço questão de fazer parte das campanhas de solidariedade, sempre orientado pelo sentido da entreajuda e cooperação.